Limpar o seu pênis deve fazer parte da higiene básica e rotineira. Não apenas na hora do banho, mas também após utilizar o banheiro. Esse simples hábito pode te proteger do câncer de pênis, que em 5 anos afetou mais de 10 mil homens. Um número alarmante para uma doença que depende basicamente de uma boa higiene íntima.
Se você não quer correr esse risco, a Omens te ensina como lavar o pênis corretamente.
Índice
Como lavar o pênis adulto corretamente?
O pênis secreta normalmente uma substância mal cheirosa chamada esmegma. É essa substância que precisa ser lavada toda vez que fazemos a higiene íntima. O acúmulo de sujeira e esmegma pode causar infecções e inflamações no pênis. Além disso, essa falta de limpeza pode contribuir para o aparecimento de câncer de pênis.
Passo 1: Utilize um sabonete neutro
O primeiro passo é utilizar o sabonete para fazer bastante espuma na região íntima. Escolha um sabonete neutro, de preferência sem perfumes e para peles sensíveis. Se você tem algum tipo de problema dermatológico, lembre-se de conversar com o seu médico de confiança antes de utilizar um sabonete específico. Também podem ser usados sabonetes com pH ao redor de 6, que costuma ser o pH natural da região.
Passo 2: Lave as áreas ao redor do pênis
Utilize a espuma do sabonete para lavar o escroto, nos arredores do pênis e na base do pênis. É importante fazer a higiene não só da glande, mas de toda a área íntima.
Passo 3: Lavando o prepúcio
Se o seu pênis for circuncidado, você não precisa levantar o prepúcio, basta apenas utilizar a espuma para limpar a glande. Se você não é circuncidado, então é necessário lavar embaixo da pele.
- Primeiro, puxe o prepúcio para trás, respeitando o limite natural do seu corpo. Não puxe além disso para não machucar o pênis;
- Aplique a espuma do sabão na glande e limpe gentilmente;
Passo 4: Enxágue em abundância
Depois de limpar a glande, enxague em abundância com água morna. A temperatura da água é importante já que essa parte é bastante sensível e pode queimar facilmente. Após enxaguar, devolva o prepúcio para cima da glande.
Como limpar o pênis após urinar?
Para manter toda essa higiene, é necessário cuidar também dos momentos após a ida ao banheiro.
- Antes de mais nada, lave as mãos antes e depois de manusear o pênis no banheiro;
- Após urinar, chacoalhe o pênis para que os resquícios de líquido caiam no vaso;
- Depois, utilize papel higiênico para limpar a ponta do pênis.
Como lavar o pênis com fimose corretamente?
A fimose é uma condição no pênis caracterizada pelo estreitamento do prepúcio. Nesse tipo de situação, a higiene do pênis é prejudicada por não ser possível acessar a parte da glande, onde se acumulam sujeiras.
Em alguns casos de fimose, não há como fazer a limpeza correta. A dor ao se tentar puxar o prepúcio é muito grande. Nesses casos, o ideal é consultar um médico antes que uma infecção se instale. Poderá ser realizada uma cirurgia simples para retirar a pele e permitir a limpeza da glande.
Como lavar o pênis da criança corretamente?
É importante que não só pessoas adultas com pênis lavem corretamente a região íntima. Crianças e bebês também podem sofrer com infecções e inflamações provenientes da má higiene dessa área. Em um primeiro momento, o responsável pela higienização da região íntima da criança serão os pais ou responsáveis. O ideal é que durante esses momentos, a criança seja ensinada a como lavar corretamente essas partes.
Passo 1: Lavando a glande
O processo é muito parecido com o que explicamos anteriormente. Durante o banho e com a água morna, faça a espuma com sabonete neutro, adequado para a pele do bebê ou da criança. Gentilmente empurre o prepúcio até o limite natural. Muito cuidado para não empurrar mais do que o necessário. Não force a exposição da glande no caso de haver fimose (ou seja, puxar o prepúcio somente até começar a sentir resistência). Após esse primeiro momento, limpe a glande gentilmente e lembre-se de enxaguar em abundância com água morna.
Passo 2: Coloque o prepúcio novamente por cima da glande
Por fim, devolva o prepúcio ao seu lugar e lave as outras regiões ao redor do pênis. É importante ensinar desde cedo esse tipo de hábito para que a medida que for crescendo, a criança consiga fazer por si mesma todo o processo.