Blue balls? Torcibolas? Entenda o que essas expressões significam

dois mirtilos representando duas bolas azuis, ou blue balls em inglês
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

17 de fevereiro 2023

Blue balls, bolas azuis e torcibolas são todos nomes comuns para um mesmo sintoma: a dor nos testículos após ereção prolongada. No artigo de hoje, vamos responder às principais dúvidas sobre esse tipo de dor, por que ela ocorre e como solucioná-la. Acompanhe e entenda mais sobre o assunto:

Blue balls, torcibolas ou hipertensão epididimal: significado


A hipertensão epididimal, mais conhecida por blue balls ou torcibolas é a dor que se sente nos testículos após ereção e excitação prolongada sem o alívio da ejaculação. Essa dor é comum e pode ser acompanhada também de certa sensação de peso. É importante entender que quando passageira, isolada e com pouca intensidade, a hipertensão epididimal não deve levantar muita preocupação. 

Por que o saco escrotal parece doer quando não houve ejaculação


Agora que entendemos o significado de blue balls, vamos entender a  razão pela qual os testículos doem em uma situação de excitação prolongada.

Quando o pênis enrijece durante a excitação, um volume considerável de sangue circula pela região genital. Esse sangue permanece ali e expande os tecidos e impede que o sangue saia dali, permitindo a ereção. Após a ejaculação ou quando a excitação diminui, esse sangue volta a circular normalmente. Quando não há ejaculação e nem diminuição da excitação, o sangue continua a fazer o efeito de enrijecimento do pênis. Isso causa desconforto e até dor.

E as mulheres? 

A expressão síndrome da vulva azul, apesar de não ser tão frequente como bolas azuis ou blue balls, existe. Assim como o pênis, a vulva quando estimulada tem uma maior circulação de sangue que torna mais sensível e enrijece os tecidos presentes no clitóris, vagina e nos lábios menores e maiores. Esse enrijecimento permite que a vulva fique lubrificada e preparada para a penetração. Apesar de a sensação de dor quando a excitação é prolongada não ser tão comum, pode-se experienciar uma sensação de peso e desconforto. 

Varicocele: um outro problema


O desconforto originado da tensão dos músculos e dos vasos sanguíneos que levam o sangue a circular durante a ereção é passageira. Mas existem outros motivos que podem levar a dor nos testículos mais prolongada.

A Varicocele, também conhecida como varizes no testículo, é uma condição onde as veias do testículo se dilatam em excesso. É uma das causas da infertilidade masculina, afetando 40% dos homens com infertilidade primária segundo o Portal da Urologia.

Apesar de nem sempre apresentar sintomas, quando presente a Varicocele pode contribuir para a dor nos testículos, além da sensação de peso na região escrotal.

Não ejacular pode levar a algum problema físico?

Antes de mais nada, é importante separarmos três termos que, apesar de serem utilizados popularmente para o mesmo significado, são coisas diferentes.

  • Espermatozoide é a célula reprodutiva masculina (gameta masculino).
  • Esperma é o líquido ejaculado que inclui espermatozoides e outros componentes predominantemente de nutrição das células.
  • Ejaculação é quando o esperma, juntamente com outros fluidos, é liberado.
  • Orgasmo é a sensação de prazer que pode ou não levar a ejaculação e a liberação de esperma.

Não liberar fluidos durante a ejaculação não causa nenhum problema comprovado. Bem como não há nenhum estudo que comprove benefícios da ejaculação frequente. Alguns homens podem até mesmo escolher não ejacular durante um orgasmo, caso queiram. Essa é uma técnica praticada há tempos no sexo tântrico, por exemplo. 

Porém, caso o homem queira ejacular, mas não consegue, pode ser que haja algum problema. Essa condição é chamada de anejaculação e pode impactar de forma negativa a fertilidade masculina. Além disso, essa é uma condição que pode ser provocada por outras doenças correlacionadas, como infecções. Nesse caso, consultar um urologista para tratar o problema é necessário.

O que acontece se você impedir o esperma de sair?

Como já mencionado, não existe nenhum problema ou condição de saúde ligada a não ejacular voluntariamente. É possível inclusive ter orgasmos sem ejacular por vontade própria. Quando o esperma não sai do corpo, ele é reabsorvido.

Como aliviar essa dor nos testículos


Entendemos até então que impedir a ejaculação não causa nenhum dano à saúde sexual, mas como então aliviar a dor que as blue balls (ou em português, bolas azuis) provocam? A resposta é bastante simples: ejaculando ou conseguindo um orgasmo. 

Com o alívio da excitação, todo o processo que leva a ereção a acontecer acaba. O sangue circula para além da região peniana, os vasos sanguíneos dilatados voltam ao normal e, portanto, não haverá mais dor nem sensação de peso.

Outra forma de aliviar a hipertensão epididimal é perdendo a excitação ou cessando a atividade que estimulou o desejo sexual. Aos poucos, o pênis voltará ao seu estado original e a dor cessará. 

É preciso fazer uma visita ao médico?

Se a dor nos testículos for frequente, te impedir de realizar o ato sexual ou mesmo se a dor for muito intensa, talvez seja melhor marcar uma consulta com um urologista. Apesar da hipertensão epididimal não afetar a saúde sexual ou geral, outros problemas, como a varicocele por exemplo, podem provocar dor testicular. 

Caso existam outros sintomas como, por exemplo:

  • perda da coloração normal dos testículos;
  • nódulos nos testículos;
  • dores nas costas;
  • coloração anormal da urina ou do semen;

Procure imediatamente ajuda médica.

Outras causas da dor testicular


Existem muitas causas diferentes para a dor testicular. Algumas delas mais sérias do que outras. Por isso, ao notar que a dor é persistente e intensa, o ideal é se consultar rapidamente com um urologista. Dentre as principais causas da dor testicular podemos citar:

  • epididimite, uma inflamação do epidídimo localizado na parte interna dos testículos;
  • prostatite, uma inflamação da próstata que pode ter origem infecciosa ou não;
  • espermatocele, uma retenção de espermatozóides em cistos formados nos epidídimo;
  • torção testicular;
  • infecção ou inflamação do trato urinário;
  • câncer testicular;
  • caxumba;
  • cálculos renais;

Nos casos de torção testicular, uma cirurgia pode ser necessária. Em outros casos, como o câncer testicular, quanto mais cedo se descobre a condição, mais chances de cura existem.

Mitos sobre as blue balls


Apesar da expressão “blue balls”, os testículos não devem ter mudança significativa de cor quando se experimenta a hipertensão epididimal. Caso os testículos estejam com aparência azulada ou arroxeada, procure imediatamente ajuda médica. Esse pode ser um sinal claro de torção testicular.

A hipertensão epididimal não passa apenas com sexo. Esse não deve ser motivo para forçar alguém a ter relações sexuais nem mesmo para culpar terceiros. As blue balls passam após a excitação diminuir e isso pode ser resolvido tanto através das relações sexuais com parceiros até mesmo com masturbação.

Conclusão


A hipertensão epididimal, blue balls, bolas azuis ou torcibolas são nomes diferentes para a mesma coisa: o aumento da pressão sanguínea devido a excitação e ereção natural do pênis. Essa pressão, quando presente por muito tempo, pode provocar certa dor e desconforto passageiros. 

Caso a dor seja muito intensa, persistente e acompanhada de outros sintomas, chegou a hora de procurar a ajuda de um profissional urologista. Do contrário, você pode estar negligenciando uma condição séria de saúde.

Referências


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?