Wegovy (semaglutida): disponibilidade, preço, efeitos colaterais e opiniões

BLOG OMENS / Peso
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. Carlos S.

CRMSP 156.663
Última atualização

7 de junho 2024

Wegovy é um medicamento destinado ao tratamento de obesidade. No entanto, deve ser usado sob orientação médica. Qual é o preço do Wegovy no Brasil? Quais são seus efeitos colaterais? O que os médicos dizem? Explicamos para você.

Definição


Wegovy é um medicamento cujo princípio ativo é a semaglutida. É um análogo do GLP-1, como Victoza (Liraglutida) e Zepbound ou Trulicity (Dulaglutida).

Os medicamentos dessa família foram inicialmente estudados como antidiabéticos. Nesse sentido, eles permitem um melhor controle da glicemia facilitando a liberação de insulina quando necessário.

No entanto, esses tratamentos também têm um efeito sobre o apetite e o esvaziamento gástrico, frequentemente resultando em perda de peso. É assim que Wegovy e perda de peso estão relacionados.

Alguns análogos do GLP-1 receberam a autorização de bula para serem indicados como tratamento da perda de peso. É o caso do Wegovy e do Saxenda (Liraglutida) que podem ser propostos a pessoas que sofrem de obesidade, sob certas condições.

O Wegovy é apresentado na forma de uma caneta pré-preenchida com solução injetável. A injeção de Wegovy é feita semanalmente. Além disso, existem diferentes dosagens de Wegovy, pois a posologia deve ser aumentada progressivamente.

fita métrica e comprimidos de remédios para emagrecer

Preço do Wegovy no Brasil


O Wegovy estará em breve disponível no Brasil, no segundo semestre de 2024.

O tratamento deve, em particular, ser acompanhado de uma dieta hipocalórica e de atividade física regular. O medicamento vai ser destinado a pacientes com um IMC superior a 30 ou a 27 com uma comorbidade relacionada ao peso.

Por outro lado, comprar medicamentos importados, como o Wegovy, que ainda não estão disponíveis oficialmente em farmácias brasileiras, é uma opção que requer cautela. Aqui estão alguns pontos importantes a considerar ao pensar em importar Wegovy para uso pessoal:

1. Legalidade e Regulamentação

  • Anvisa: antes de importar qualquer medicamento, é crucial verificar se ele está aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para medicamentos não registrados no Brasil, é possível solicitar uma autorização de importação excepcional através do processo de importação por pessoa física. No caso do Wegovy, já há essa autorização.
  • Receita médica: a importação de medicamentos que exigem prescrição deve ser acompanhada de uma receita médica válida.

2. Procedimento de importação

  • Documentação necessária: para a importação de medicamentos, são necessários documentos como receita médica, formulário de pedido de importação preenchido, e, em alguns casos, uma justificativa médica explicando por que o medicamento é necessário.
  • Canais oficiais: é recomendável realizar a importação através de canais oficiais e empresas de logística reconhecidas que possam assegurar o correto manuseio e transporte do medicamento.

3. Custos associados

  • Preço do medicamento: o custo de Wegovy pode variar significativamente dependendo do país de origem. Ao importar você está sujeito ao câmbio, e o Wegovy é bem mais caro nessa situação.
  • Impostos e taxas: além do custo do medicamento, devem-se considerar as taxas de importação, impostos e possíveis tarifas alfandegárias.

4. Riscos relacionados à compra internacional

  • Qualidade e segurança: Ao comprar medicamentos de outros países, especialmente de fontes não oficiais ou através da internet, existe o risco de adquirir produtos falsificados, de qualidade inferior ou que não sejam armazenados corretamente.
  • Assistência médica: o acompanhamento médico é essencial, e a aquisição internacional pode complicar essa supervisão. É importante que o tratamento seja acompanhado por um médico que compreenda as implicações e riscos associados ao uso do Wegovy.

5. Alternativas

Discutir com um médico sobre possíveis alternativas disponíveis no Brasil que possam oferecer benefícios similares aos do Wegovy pode ser uma opção mais segura e viável.

Antes de tomar qualquer decisão sobre importar medicamentos como o Wegovy, é fundamental pesquisar profundamente e consultar profissionais de saúde, além de seguir as diretrizes regulatórias para garantir tanto a legalidade quanto a segurança do processo.

Perda de peso


Ao contrário do Ozempic, que é reservado em bula para pessoas diabéticas, mas pode ser usado “off-label” para emagrecimento, o Wegovy já virá com indicação para obesidade em bula.

Saiba que, em média, segundo o estudo de fase III, Wegovy permite uma perda de 15 a 25% do peso inicial, na média, de 17,6% em um ano e meio. Isso pode parecer pouco para um paciente que pesa 150 quilos, por exemplo. No entanto, esses preciosos quilos perdidos muitas vezes fazem a diferença, especialmente no tratamento de algumas doenças crônicas. Acima de 15% de perda de peso, os estudos mostram que a maior parte dos benefícios de saúde do emagrecimento já são obtidos.

O Wegovy não é uma solução milagrosa. Esse medicamento para emagrecer deve ser associado a mudanças nos hábitos de vida para otimizar sua eficácia e evitar um ganho de peso subsequente.

Além disso, a perda de peso pode ser mais ou menos acentuada dependendo das pessoas. Ao interromper o tratamento, um acompanhamento médico será necessário para manter a perda, estabilizar o peso e evitar o efeito sanfona.

balança analógica

Efeitos colaterais


Os efeitos colaterais de Wegovy são principalmente gastrointestinais. Assim, entre os efeitos adversos comuns deste medicamento, encontramos:

  • Fadiga
  • Constipação
  • Diarreia
  • Dores abdominais
  • Náuseas
  • Vômitos
  • etc.

Esses efeitos colaterais estão particularmente presentes no início do tratamento e a cada aumento de dosagem. No entanto, se eles te incomodam ou te preocupam, não hesite em discuti-los com seu médico.

Opinião dos médicos sobre o Wegovy


De acordo com os médicos, os medicamentos para perda de peso, como Wegovy, Ozempic ou Saxenda, são soluções seguras e eficazes, mas devem ser sempre acompanhados de mudanças no estilo de vida do paciente (atividade física e alimentação).

De qualquer forma, é importante consultar um médico especialista. A prescrição de Wegovy será feita sob condições, embora as opiniões sobre Saxenda e Wegovy sejam positivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?