Ozempic: preço, receita médica, posologia e duração

BLOG OMENS / Peso
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. Carlos S.

CRMSP 156.663
Última atualização

2 de maio 2024

O Ozempic é um medicamento antidiabético disponível apenas com prescrição médica. No entanto, tem sido usado de forma indiscriminada por pessoas que desejam emagrecer. Mas será recomendável usar Ozempic 0,25 mg para esse fim? Qual é o preço desse medicamento? Qual a duração do tratamento? A equipe de médicos da Omens explicam tudo.

O que é Ozempic?


O Ozempic pertence à família dos análogos do GLP-1 de ação prolongada, que inclui também o Victoza (Liraglutida), Byetta (Exenatida), Zepbound e Mounjaro (Tirzepatida); ou Trulicity (Dulaglutida).

O princípio ativo do Ozempic é o Semaglutida. É uma solução injetável de longa duração, onde apenas uma injeção por semana é necessária.

O medicamento é utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e de alguns casos de obesidade em adultos, pois estimula a liberação de insulina quando o nível de glicose no sangue aumenta. 

Importante destacar que Ozempic não é usado para tratar diabetes tipo 1.

canetas de ozempic com receita médica

Preço


O Ozempic 0,25 mg custa de 925 a 980 reais na maioria das farmácias, apresentando-se em uma solução injetável de 1,5ml fornecida com 6 agulhas.

Trata-se de um medicamento caro. Além disso, os planos de saúde raramente pagam pelo medicamento, excetuando em pouquíssimos casos de diabetes tipo 2, e o SUS ainda não o disponibiliza gratuitamente.

Ozempic sem receita?


Não é recomendável adquirir Ozempic sem receita médica. No entanto, seu uso indevido tem sido notado em redes sociais por indivíduos não diabéticos que buscam perder peso sem dieta, mudanças alimentares ou acompanhamento médico, o que é alertado pelas autoridades de saúde.

Endócrino fala sobre o Ozempic e seus efeitos colaterais! [Vídeo]


O uso do Ozempic 0,25 mg


O Ozempic é usado para tratar diabetes tipo 2 ou para perda de peso. A posologia geralmente começa com 0,25 mg uma vez por semana durante 4 semanas, podendo passar para 0,5 mg semanalmente e, se necessário, aumentar para 1 mg após 4 semanas. O aumento deve ser gradual para que o corpo se adapte e minimize os efeitos colaterais.

É essencial que o médico determine a dosagem mais adequada para cada caso. A dose de 0,25 mg em geral não é uma dose tão eficaz para perda de peso, sendo mais uma dose de adaptação à medicação, mas cada indivíduo tem uma resposta diferente.

Duração do tratamento com Ozempic


A duração do tratamento com Ozempic varia de acordo com cada paciente, sua patologia, evolução e sintomas, sendo que o médico define a substância mais adequada (podendo ser outros remédios acima citados), a dosagem e a duração do tratamento.

Esse medicamento também é indicado em contextos de perda de peso, mas sempre em situações onde há orientação médica. Para emagrecer de forma saudável e duradoura, outros métodos baseados em mudanças alimentares sustentáveis são aconselhados em conjunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?