Ozempic: quais são os efeitos colaterais desse medicamento?

BLOG OMENS / Peso
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. Carlos S.

CRMSP 156.663
Última atualização

17 de abril 2024

O Ozempic (semaglutida) é um medicamento bastante conhecido, indicado para o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. Entretanto, é fundamental entender os possíveis efeitos colaterais associados ao seu uso, tanto para o diabetes como para a perda de peso. Neste artigo, exploramos detalhadamente alguns dos efeitos colaterais do Ozempic, com foco nas diferentes dosagens e em alguns sintomas específicos.

Quais os possíveis efeitos colaterais do Ozempic para emagrecer?


O Ozempic (semaglutida) é um remédio usado no tratamento do diabetes tipo 2. Ele também tem sido usado de forma off-label (isto é, para uma indicação diferente da original) para perda de peso. Em 2024 está previsto o lançamento do Wegovy, que contém a mesma substância (semaglutida) em doses diferentes e com objetivo de tratamento de obesidade em bula. Vale destacar que o Ozempic, se usado sem as devidas precauções, pode ser perigoso para a sua saúde!

De toda forma, mesmo quando usado para diabetes tipo 2 ou para perda de peso, podem ocorrer alguns efeitos colaterais com o Ozempic:

  • Náuseas e vômitos: as bulas do Ozempic apontam esses sintomas, principalmente no início do tratamento. São os efeitos colaterais mais comuns, ocorrendo em até 40-45% dos usuários. É fundamental entender que esses efeitos são geralmente temporários e diminuem com o tempo. É fundamental aumentar as doses de acordo com a orientação médica, para minimizar estes efeitos.
  • Problemas digestivos: podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, como diarreia ou prisão de ventre. Manter uma boa hidratação é essencial para reduzir esses sintomas. Se o efeito colateral persistir, é essencial voltar à consulta com o seu médico.
  • Hipoglicemia: devido à ação do Ozempic na regulação da glicose, é importante ficar atento aos sinais de hipoglicemia. É necessária uma dieta balanceada, talvez com ajustes no tratamento.

Por fim, não é que não recomendemos o uso do Ozempic para ajudar a perder uns quilos. A questão é: se você quiser perder peso, não deixe de consultar um nutricionista ou mesmo um médico, como um endocrinologista, para obter orientação personalizada e soluções seguras.

Efeitos colaterais do Ozempic


O Ozempic, bastante prescrito pelos médicos, pode causar efeitos colaterais específicos. Entenda esses riscos para que você possa usá-lo com mais segurança.

Efeitos colateraisFrequênciaPrecauções
Náuseas e enjoosFrequenteFazer uso do remédio junto da refeição pode reduzir esse risco
Reações no local da injeçãoComumAlternar o local da injeção e seguir as instruções do profissional de saúde
Dor de cabeçaFrequenteBeber bastante água pode atenuar esse efeito colateral

Fadiga pode ser um efeito colateral do Ozempic?


O cansaço é uma preocupação comum entre as pessoas que usam o Ozempic. Embora não seja um fenômeno que aconteça com todos, precisamos estar cientes de que ela pode ocorrer e adotar estratégias para minimizar seu impacto.

  • Fadiga geral: algumas pessoas relatam uma sensação de cansaço, geralmente relacionada à adaptação do corpo ao remédio. É aconselhável manter uma rotina de sono adequada e informar seu médico se a fadiga persistir.
  • Dicas para controlar o cansaço: além de boas noites de sono, ajuste sua agenda, se necessário. A comunicação com seu endocrinologista, por exemplo, é fundamental para encontrar soluções adaptadas à sua situação individual.

Conclusão


O Ozempic é um medicamento eficaz para o tratamento do diabetes tipo 2, mas é fundamental levar em conta seus possíveis efeitos colaterais. Além disso, o seu uso para emagrecer precisa ser monitorado: sempre consulte um médico antes de iniciar o tratamento com esse remédio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?