Queda de cabelo e óleo de semente de abóbora

conta-gotas inserindo óleo de semente de abóbora em frasco
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

22 de setembro 2023

É normal perder cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia, mas quando a perda capilar é excessiva e resulta em afinamento do cabelo ou calvície, pode ser preocupante. As razões pelas quais as pessoas podem experimentar queda de cabelo são várias, assim como os possíveis tratamentos.

Nesse contexto, muitas pessoas buscam soluções naturais para ajudar a combater a queda de cabelo. Hoje em dia, uma dessas opções que ganhou destaque é o óleo de semente de abóbora. Seja utilizado sozinho ou acompanhado de tratamentos mais tradicionais para a queda de cabelo, vamos entender melhor como esse ingrediente natural age na calvície e se ele realmente é eficaz.

O óleo de semente de abóbora serve para quê?


O óleo de semente de abóbora é um extrato retirado das sementes de abóbora torradas. 

Ele é rico em nutrientes essenciais, como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, vitaminas (como vitamina E) e minerais (como zinco e ferro). 

Esses nutrientes desempenham um papel crucial na saúde do cabelo, fortalecendo os folículos capilares, promovendo o crescimento e nutrindo os fios. O óleo de semente de abóbora também contém carotenóides e tocoferóis, que são antioxidantes poderosos que combatem os danos causados pelos radicais livres.

Todos esses compostos ajudam muito a manter a saúde do cabelo. Mas como esse suplemento age na alopecia androgenética?

Possíveis benefícios para o cabelo de quem sofre com a calvície

Sim, existem alguns possíveis benefícios do óleo de semente de abóbora para quem sofre com a calvície. Mas é importante deixarmos claro que esses benefícios ainda estão sendo estudados.

A Alopecia Androgenética é uma condição em que o hormônio DHT, resultado do processamento da testosterona, leva ao afinamento e queda de cabelo. Existem atualmente duas formas de lidar com essa questão: bloqueando a ação da enzima que transforma testosterona em DHT ou aumentando a circulação de sangue (e, portanto, a circulação de vitaminas) na região do couro cabeludo. 

No caso do óleo de semente de abóbora, pesquisas mostram que existe um efeito na forma como o corpo transforma a testosterona em DHT, limitando essa ação.

Vitaminas para queda de cabelo [Vídeo]


Muitas pessoas que sofrem com queda de cabelo procuram métodos caseiros para tratamento – e um dos métodos mais procurados é o do uso de vitaminas no shampoo! Mas será que isso ajuda mesmo a fazer o cabelo parar de cair? A Dra. Aline Erthal vem explicar nesse vídeo tudo sobre o assunto: saiba o que os dermatologistas mais recomendam.

Quais os formatos possíveis para utilizar a semente de abóbora no cabelo?


Como muitas outras formas de suplementação, existem diversos formatos do óleo de semente de abóbora. Dentre elas:

  • formato líquido, em spray ou para aplicação tópica direta do óleo;
  • formato em cápsulas.

Mas é importante lembrar que suplementos não são regulamentados pela ANVISA. Por isso, na hora de adquirir o produto é necessário contar com uma fonte segura e confiável. Além disso, antes de utilizar uma suplementação, converse sempre com seu médico.

Finasterida + Saw Palmeto + Biotina EM CÁPSULAS

duas cápsulas ao lado de um frasco de finasterida com saw palmeto e biotina

Consulte um dermatologista ONLINE a partir de R$ 79

Começar tratamento agora

Como usar


Para utilizar o óleo de semente de abóbora no cabelo, existem diferentes abordagens. 

Uma opção é massagear algumas gotas de óleo diretamente no couro cabeludo e deixá-lo agir por algumas horas antes de lavar o cabelo normalmente. Outra alternativa é misturar o óleo com seu condicionador ou máscara capilar e deixar agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Também é possível encontrar produtos capilares comerciais, como xampus e óleos capilares, que contêm óleo de semente de abóbora em sua composição.

Adicionar o óleo de semente de abóbora na dieta também pode ser interessante. De uma a duas colheres podem ser utilizadas no preparo de comidas no dia a dia.

Em todos os casos, comunique ao seu médico que você adicionou o ingrediente natural à sua rotina de cuidados. 

E lembre-se: apesar de existirem pesquisas em andamento sobre os efeitos do óleo de semente de abóbora para o tratamento da queda de cabelo, mais estudos são necessários para comprovar seus benefícios. 

Por isso, se você sofre com a queda de cabelo, o ideal mesmo é descobrir a causa e tratá-la de forma adequada, com produtos testados. Então, não deixe de marcar sua consulta com um dermatologista.

Funciona? O que nos dizem as pesquisas sobre o óleo de semente de abóbora?


As pesquisas sobre o óleo de semente de abóbora mostram resultados promissores, mas ainda em um estágio inicial. 

Em uma primeira pesquisa publicada no Avicenna Journal of Phytomedicine, o óleo de semente de abóbora foi testado e comparado juntamente com outras formas de tratamento em ratos durante seis semanas. No fim da pesquisa, a conclusão é de que o óleo de semente de girassol foi efetivo em aumentar a contagem de fios. 

Em um outro estudo, o óleo de semente de girassol foi testado juntamente com outros ingredientes em comparação com placebos em homens com alopecia androgenética. O ganho de fios capilares aumentou em 30% apenas com a suplementação. Porém, é importante notar que o óleo de semente de abóbora foi apenas um dos ingredientes naturais utilizados.

Cabelo caindo? Consulte um dermatologista ONLINE

Marcar Teleconsulta Agora

Receba orientação médica e comece o tratamento já: a partir de R$ 79

Há efeitos colaterais?


Quanto aos efeitos colaterais, o óleo de semente de abóbora é geralmente seguro para uso tópico. 

No entanto, algumas pessoas podem ser alérgicas a sementes de abóbora e, nesses casos, é recomendável evitar o uso. Além disso, embora seja raro, algumas pessoas podem experimentar irritação no couro cabeludo. Portanto, é importante fazer um teste de sensibilidade antes de usar o produto em todo o couro cabeludo e observar qualquer reação adversa.

Conclusão


O óleo de semente de abóbora pode ser uma opção natural e potencialmente benéfica. Seus nutrientes essenciais e propriedades antioxidantes podem fortalecer os folículos capilares, promover o crescimento capilar e melhorar a saúde do cabelo em geral. 

No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode responder de forma diferente ao tratamento. Por isso, antes de iniciar qualquer suplementação, procure ajuda médica e entenda a fundo a sua condição.

COMENTÁRIOS SOBRE “Queda de cabelo e óleo de semente de abóbora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?