MMP: conheça a microinfusão capilar

agulha com remédio como em uma microinfusão de medicamentos na pele (mmp)
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

16 de agosto 2023

A perda de cabelo é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Felizmente, avanços na área da dermatologia têm proporcionado soluções inovadoras para tratar a perda de cabelo e estimular o crescimento capilar. 

Um desses avanços é a Microinfusão Capilar, também conhecida como MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele).  Hoje, na Omens, vamos explorar os detalhes do procedimento de MMP, seus benefícios, resultados antes e depois e muitos outros pontos interessantes sobre essa técnica.

Definição


A Microinfusão Capilar, ou MMP capilar, é um procedimento não cirúrgico que consiste na aplicação de medicamentos diretamente no couro cabeludo por meio de microagulhas. Essas microagulhas estão dispostas em uma caneta, parecida com as canetas utilizadas para tatuagem.

Graças a essas microagulhas, os medicamentos são aplicados de forma precisa e controlada na área afetada pela perda de cabelo. Esses medicamentos podem incluir substâncias como minoxidil, finasterida, fatores de crescimento, vitaminas e outros nutrientes essenciais para estimular o crescimento capilar.

Para que o MMP é utilizado?

Hoje em dia, o MMP é utilizado não só para tratar a queda capilar, mas também para qualidade de pele, tratamento de manchas, melasma… dentre muitas outras indicações. Essa técnica pode ser utilizada para aplicar os mais diversos medicamentos e vitaminas.

A técnica tem se mostrado especialmente eficiente para o tratamento de queda capilar decorrente da alopecia androgenética (calvície) e da alopecia areata.

Como é feito o procedimento de MMP?

O procedimento de MMP capilar é minimamente invasivo. Por isso, pode ser realizado em consultórios médicos ou clínicas especializadas.  Não é necessário ficar internado. O procedimento é geralmente rápido com duração de cerca de 30 minutos. 

Antes do início do tratamento, o dermatologista avaliará o paciente para determinar a causa da queda de cabelo e verificar se ele é um candidato adequado para a técnica. Vale lembrar que existem muitos motivos para a queda de cabelo. Nem todas elas se beneficiam da técnica de MMP. Por isso, a avaliação dermatológica é essencial.

Em seguida, o procedimento pode ser realizado. Na grande maioria dos casos, a anestesia local não é necessária, pois o desconforto é discreto e rápido. Mas essa é uma opção para os pacientes mais sensíveis. Após as injeções, o paciente vai para casa e não pode lavar o cabelo por pelo menos 4 horas.

Funciona?


O MMP como técnica vem despertando a curiosidade de pesquisadores e médicos desde 1990. Ao longo de todos esses anos, vem sendo estudado como uma possibilidade no tratamento da alopecia androgenética e na alopecia areata. 

Em um estudo publicado no International Journal of Trichology, dois grupos de pacientes com alopecia androgenética foram separados. Um foi tratado com minoxidil loção 5% e outro com a técnica MMP + minoxidil loção 5%. O grupo em que a técnica MMP foi aplicada, teve um resultado consideravelmente maior de contagem de fios capilares após 12 semanas.

Além disso, esse mesmo estudo notou que a técnica em si pode estimular os folículos capilares a produzirem novos fios. Então, sim, a técnica MMP pode ajudar o crescimento capilar. 

Resultados da MMP capilar

Os resultados do MMP capilar podem variar de acordo com cada paciente, mas muitos relatam uma melhora significativa na densidade capilar e no crescimento dos fios nos primeiros meses de tratamento. Normalmente, podemos começar a ver alguma diferença nas primeiras 12 semanas. 

Preço médio


Os valores do tratamento de MMP capilar podem variar dependendo da clínica, da região geográfica e da extensão do tratamento necessário. Geralmente, os valores são calculados com base no número de sessões necessárias para cada paciente, podendo variar de R$ 500 até  R$ 1800 por sessão.

Efeitos colaterais


É comum que a área que passou pela MMP fique vermelha e sensível por alguns dias após o procedimento. A maioria desses efeitos some após 5 dias. Além disso, a aplicação de minoxidil através da técnica de MMP pode levar ao aparecimento de efeitos como:

  • Queimação no couro cabeludo;
  • Coceira;
  • Irritação do couro cabeludo;
  • Sensibilidade a exposição solar;

A MMP capilar dói muito?

No geral, o desconforto é muito bem tolerado pelos pacientes. Mas, como a sensibilidade dolorosa pode variar muito, em alguns casos optamos pela aplicação de anestésicos tópicos ou infiltrativos para minimizar o desconforto. 

Conclusão: afinal, vale a pena?


Avaliar se o MMP vale a pena ou não é uma decisão pessoal que deve ser discutida com um médico especializado. É importante considerar fatores como a causa da perda de cabelo, a gravidade do problema, bem como as expectativas dos resultados antes e depois e o custo do tratamento. 

Em alguns casos, o MMP capilar pode ser uma opção eficaz e menos invasiva em comparação com outros procedimentos mais agressivos, como o transplante capilar. 

De qualquer forma, o primeiro passo é sempre procurar a ajuda de um dermatologista e entender as causas da queda de cabelo. Juntos, vocês poderão chegar a uma conclusão sobre a melhor forma de tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?