Minoxidil: pesquisas e resultados

homem careca que pesquisa sobre os verdadeiros resultados do minoxidil
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

11 de julho 2023

O minoxidil é um dos tratamentos mais populares para calvície feminina e masculina. Esse medicamento dilata os vasos sanguíneos, levando mais nutrientes até os folículos capilares. Além disso, o minoxidil adianta as fases de crescimento do cabelo, levando ao nascimento de fios novos com mais rapidez.

Para comprovar que o minoxidil oral e tópico funciona mesmo, a Omens trouxe para você nesse artigo uma série de pesquisas e estudos sobre o assunto. Vem com a gente aprender mais sobre!

Estudos sobre o minoxidil tópico


O minoxidil tópico é um medicamento utilizado desde 1986 para o tratamento da calvície feminina e masculina. Além disso, é possível utilizá-lo para tratar falhas na barba. Existem muitos formatos de minoxidil tópico: spray, espuma, shampoo, loção… 

Apesar do minoxidil tópico não exigir necessariamente a receita médica, é indicado que o tratamento seja realizado com acompanhamento de um dermatologista. 

Resultados do minoxidil tópico: dosagens e forma de aplicação

Os resultados de aumento da contagem de fios durante o tratamento com minoxidil Tópico são bons na maioria das pesquisas. 

No estudo de casos publicado no Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery, foram observadas duas formas de aplicação do minoxidil tópico: o microneedling e a aplicação tópica normal. 

Durante o estudo, 68 homens foram selecionados para o tratamento com minoxidil tópico 5% e com minoxidil 5% através da técnica de microneedling. Em ambas as técnicas o aumento da contagem de fios foi notado, com uma maior quantidade de fios na técnica de microneedling.

Comparando diferentes porcentagem de minoxidil, um estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology compara minoxidil a 2% com o minoxidil a 5%. Os resultados dos dois tratamentos para alopecia androgenética em homens demonstrou que o minoxidil a 5% teve resultados melhores (45% a mais de crescimento de fios) e de forma mais rápida que placebos e que o minoxidil a 2%. 

Minoxidil loção, shampoo ou spray

Uma dúvida muito comum é sobre a eficácia de outros formatos do minoxidil. Principalmente aquele em shampoo ou spray (espuma). Alguns estudos comparativos nos mostram as diferenças no tempo de resultado e na eficácia de cada formato.

Uma revisão de pesquisas e estudos sobre a eficácia do Minoxidil Tópico em diversos formatos foi publicada em 2019 na Drug Design, Development and Therapy, uma revista sobre pesquisa médica. Nessa revisão, foram compilados os resultados com Minoxidil em Solução e o Minoxidil em Espuma.

Para o tratamento da alopecia androgenética em homens, os melhores resultados de crescimento foram alcançados com Minoxidil em Solução tópica a 5%. Sendo seguida pelo Minoxidil em Espuma a 5%. Ambos com resultados muito próximos de crescimento de fio de cabelo por cm². O formato em shampoo, por permanecer menos tempo em contato com a pele, é menos eficaz.

Minoxidil tópico em mulheres

O minoxidil pode ser utilizado para o tratamento em mulheres. Os estudos mostram que as soluções tópicas têm bons resultados em casos de calvície feminina. Vale ressaltar que este medicamento não pode ser utilizado durante a gestação. 

Na revisão de estudos publicada pela na Drug Design, Development and Therapy, os melhores resultados para esse tipo de caso foram com a solução tópica de Minoxidil a 2%, sendo seguido da solução tópica a 5%.

Uma outra pesquisa corrobora com essa revisão de estudos. Publicada na Skin Therapy Letter, um estudo clínico de 2014 indica que os resultados com a solução tópica de Minoxidil a 2% são bastante similares e positivos ao uso do Minoxidil a 5% em formato de espuma.

Estudos sobre minoxidil oral


Se o minoxidil tópico existe como tratamento para calvície há um bom tempo, o minoxidil oral só foi inserido como forma de tratamento recentemente. Novos estudos e revisões comprovaram a segurança e os bons resultados nesse tipo de tratamento. 

A novidade no tratamento para calvície representa uma possibilidade de utilizar o minoxidil com mais praticidade e facilidade. Vamos ver agora o que nos dizem os estudos sobre o Minoxidil Oral.

Resultados do minoxidil oral

Quando falamos nos resultados do tratamento de alopecia androgenética masculina, os resultados do Minoxidil Oral vão de bons até excelentes. Em um estudo publicado na revista Dermatology and Therapy e realizado em 2020, 30 homens foram selecionados para testar a utilização do minoxidil oral 5mg no tratamento da calvície. Nessa pesquisa, 100% dos pacientes obtiveram alguma melhora na perda de cabelo e 45% obtiveram um resultado excelente.

Já nos casos de calvície feminina, um estudo publicado na revista Sking Appendage Disord observou o uso de baixas doses de minoxidil oral no tratamento de calvície em 148 mulheres. O tratamento com minoxidil oral em baixas doses apresentou a melhora da calvície em 79% das pacientes.

Estudos comparativos: minoxidil oral e tópico


Por fim, estudos comparativos demonstraram que o Minoxidil Oral e Tópico tem uma eficácia próxima. Em um estudo publicado pela Journal of the American Academy of Dermatology mostrou que ao testar o minoxidil 1mg em comparação com o Minoxidil Tópico 5% no tratamento para calvície feminina, os resultados do tratamento foram positivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?