Como usar minoxidil no cabelo masculino

homem branco passando a mão no cabelo após usar minoxidil
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

10 de julho 2023

O minoxidil é um dos tratamentos mais famosos para tratar a queda de cabelo masculina. Sua eficácia é atestada por inúmeras pesquisas. Está disponível em loção, spray, shampoo e outros formatos. Ou seja, além de um medicamento eficiente, também é bastante versátil. 

Porém, para que alcance todo o seu potencial, é necessário saber utilizar o minoxidil da forma correta. Do contrário, o medicamento pode não funcionar como esperado ou ainda causar efeitos adversos.

A Omens te ensina através de um tutorial simples como usar minoxidil no cabelo masculino. Vem com a gente aprender mais sobre!

Como usar minoxidil spray ou loção no cabelo masculino?


Passo 1: Antes da aplicação

Antes mesmo da aplicação, é importante tomar alguns cuidados com o minoxidil. Antes de mais nada, separe o minoxidil spray, loção ou no formato tópico escolhido. Lave as suas mãos antes de aplicar o produto. Deixe já preparada uma toalha e sabão para lavagem das mãos após a aplicação.

O ideal é aguardar pelo menos 6 horas até a próxima lavagem do cabelo, e aguardar pelo menos a absorção do produto antes de se deitar para dormir. É muito comum que, logo após a aplicação, os fios fiquem mais oleosos, o que melhora ao longo do dia. O cabelo pode estar seco ou molhado durante a aplicação.

Passo 2: Aplicando minoxidil no cabelo corretamente

O minoxidil tópico pode ser aplicado duas vezes ao dia ou com um intervalo de tempo maior, dependendo do que foi determinado pelo dermatologista. O minoxidil pode ser manipulado em diferentes concentrações, de 2% até 10%. Mais uma vez, o acompanhamento de um médico dermatologista é necessário para determinar qual concentração de minoxidil é adequada para seu caso.

Para aplicar o minoxidil no cabelo, siga as seguintes instruções:

  • Aplique cerca de 6 borrifadas do minoxidil spray na área afetada pela calvície do couro cabeludo;
  • No caso do formato loção, o couro cabeludo deve ficar umedecido com o minoxidil, mas não precisa ficar encharcado.

Passo 3: Após a aplicação

Por fim, para terminar a aplicação, lembre-se que o minoxidil pode causar hipertricose se cair em áreas do corpo além do couro cabeludo. Portanto, para evitar que isso aconteça, siga as seguintes dicas:

  • Deixe o produto ser totalmente absorvido  para poder estilizar, pentear ou mexer no cabelo. 
  • É recomendado esperar a absorção também para poder se deitar e dormir;
  • Lave bem as mãos após a aplicação e utilize uma toalha umedecida para retirar o produto do corpo caso ele tenha caído em lugares indesejados;

Conclusão


Ao utilizar o minoxidil, você pode notar resultados entre os primeiros 3 a 6 meses de tratamento. A principal função do minoxidil é acelerar o processo de queda e crescimento dos fios de cabelo. Esse processo normalmente demora. Além disso, esse provavelmente será um tratamento contínuo. 

Geralmente os valores estão na faixa de R$ 40 até R$80, podendo variar de marca, formato e concentração de medicamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?