Escolhendo o melhor sabonete antiacne

BLOG OMENS / Pele
logo da Omens
Escrito por

Marjorie Tieny

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

21 de junho 2024

A gente sabe que a luta contra a acne é real. E encontrar o sabonete facial ideal para o rosto? Missão quase impossível! Mas relaxa, que a Omens chegou para te ajudar.

Um artigo de 2019 diz que sabonetes costumam ter um nível de pH alto, o que pode irritar a pele. Por isso, é melhor escolher produtos de limpeza sem sabão com um pH de cerca de 5,5, parecido com o da pele.

Confira algumas dicas para selecionar o produto ideal e conquistar uma pele limpa e saudável: priorize ingredientes eficazes contra acne, como peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou óleo de arvore de chá. Eles ajudam a desobstruir os poros, reduzir inflamação e combater bactérias causadoras da acne. A escolha de um sabonete adequado para seu tipo de pele também é importante. Para peles secas ou sensíveis, busque produtos suaves. Já para oleosa, prefira opções que controlem a oleosidade.

Sabonetes para acne vem em diferentes formatos: barras, espuma e líquidos (gel de limpeza). Considere qual se adapta melhor ao seu tipo de pele e preferência individual. Com tantas opções no mercado, escolher o ideal pode ser difícil. Mas não se preocupe: a Omens vai te ajudar a encontrar o produto perfeito para você!

O melhor para cada pele: sensível, oleosa ou seca


Vamos ser sinceros: espinhas são chatas pra caramba. Pois é, a acne não escolhe tipo de pele, e mesmo quem tem a pele mais sensível ou mais seca que o deserto do Saara podem sofrer com esse problema.

Mas calma, se você está nessa situação, saiba que não está sozinho e que existem algumas dicas pra dar um jeito nesse problema.

Pele SECA

Primeiro, pele seca não significa imunidade à acne. É verdade que a galera com pele oleosa tem mais chances de ter espinhas, mas quem possui a pele seca também não está livre. Até porque outros fatores, como alimentação e variações hormonais podem influenciar no surgimento de espinhas. 

Alguns produtos anti acne podem piorar a situação. Muitos produtos para acne são campeões em ressecar a pele e, se você já tem a pele seca, usar esses produtos vai só piorar. Aí o seu rosto fica descamando e com mais espinhas do que nunca.

Aqui estão algumas formas de lidar com acne em pele seca:

Use produtos não comedogênicos:

De acordo com a Associação Americana de Dermatologia, a obstrução dos poros é uma das principais causas dos tipos comuns de acne, como cravos pretos, cravos brancos e espinhas.

Sabe aquele protetor solar que você usa religiosamente? Ele pode ser um dos vilões. Isso porque alguns produtos para a pele têm mais chances de entupir os poros do que outros. A boa notícia é que podemos evitar isso usando produtos “não comedogênicos”.

“Não comedogênico” significa apenas que o produto foi criado para não entupir os poros, reduzindo as chances de você ter que lidar com acne.

Evite use de ingredientes que causam ressecamento excessivo:

Sabe o álcool e a acetona? São ingredientes presentes em vários produtos anti-acne. O problema é que eles funcionam como um aspirador de hidratação natural da pele, deixando a pele já seca ainda mais ressecada.

Pra fugir desse pesadelo, aposte em produtos com ácido salicílico, óleo da árvore do chá e niacinamida

Hidratação:

Está sofrendo com acne e pele seca ao mesmo tempo? Relaxa, que tem jeito! Hidratar é fundamental para pele seca, e no combate a acne não é diferente. Usar um hidratante diário que não entupa os poros vai te ajudar a manter a pele hidratada e ainda escapar das espinhas chatas.

Procure um hidratante “não comedogênico”, ou seja, que não obstrui os poros. Fuja desses:

Mesmo produtos anti-acne sem álcool ou acetona podem ressecar a pele. Repor a hidratação é essencial pra evitar o ressecamento.

Opte por hidratantes específicos pra pele seca e sensível. Procure por ingredientes como glicerina e manteiga de karité, que ajudam a reter a hidratação.

frasco de sabonete líquido contra acne da Omens

Novo Sabonete Antiacne com Ácido glicólico

Iniciar Tratamento Já

Chega de cravos, inchaços e manchas vermelhas: tudo em questão de SEMANAS

Pele SENSÍVEL

Lidar com acne em qualquer idade é frustrante. Mas o drama fica ainda pior quando a pele é sensível, né? Qualquer produto mais forte já deixa o rosto vermelho e irritado, e aí fica difícil saber como se livrar da acne sem piorar a situação.

Como controlar a acne sem piorar a pele sensível? Quais são os melhores produtos para pele sensível se você tem acne? Nós temos as respostas:

Primeiro passo: Esqueça aqueles sabonetes em barra que ressecam. Invista em um sabonete facial anti-acne para pele sensível. Ele vai limpar seu rosto sem agredir.

Fuja de produtos com fragrâncias. Elas podem causar alergias e irritações, transformando sua pele em um campo de batalha. Opte por produtos sem fragrância, que são mais gentis com a sua pele.

Nada de esfoliantes abrasivos! Escolha um produto para limpeza de pele suave que não agrida sua pele. E nada de óleos essenciais, ok? Eles podem piorar a irritação.

Pele OLEOSA

A pele oleosa ocorre quando as glândulas da pele produzem sebo em excesso, que é a substância que retém a umidade. Limpeza suave, hidratantes sem óleo e tratamentos para reduzir a produção de sebo podem ajudar.

Tem vários fatores que podem estar causando a oleosidade excessiva, alguns você pode controlar, outros nem tanto. Vamos destrinchar isso:

  • Genética: se a oleosidade está no DNA da família, você provavelmente também tem essa tendência.
  • Hormônios: puberdade, gravidez, menopausa, essas alterações hormonais podem aumentar a produção de óleo.
  • Medicamentos: alguns remédios, principalmente os associados ao controle hormonal, podem aumentar oleosidade.
  • Peso e alimentação: um estudo descobriu uma correlação entre um peso corporal mais elevado e o consumo frequente de laticínios ou doces com pele mais oleosa.

Está cansado do rosto oleoso? Aqui está uma rotina de cuidados que pode te salvar:

Lavar a pele com um gel de limpeza facial pode remover o excesso de oleosidade. No entanto, usar produtos agressivos que retiram toda a oleosidade da pele pode ter o efeito oposto. Se o produto for muito abrasivo, ele pode irritar a pele e fazer com que você não consiga seguir com o tratamento. 

Então, qual a solução? Encontrar um produto que seja suave e que não tire toda a oleosidade da sua pele. Procure por um que seja com pH balanceado, ou seja, que tenha o mesmo nível de acidez da sua pele (entre 4,1 e 5,8).

A utilização de tônicos também pode ajudar. Tônicos são líquidos aplicados após a limpeza. Eles podem ter diversas propriedades que auxiliam a pele oleosa. Por exemplo, os tônicos podem ser:

  • Esfoliante: Tira as células mortas que entopem seus poros.
  • Adstringente: Fecha os poros dilatados.
  • Umectante: Hidrata sem pesar.

Mas atenção:

  • Tônicos esfoliantes: cuidado com os ácidos, viu? Eles podem irritar a sua pele e te deixar mais sensível ao sol. Use com moderação.
  • Adstringentes: podem ressecar a sua pele, então use com cuidado e capriche no hidratante depois.
  • Teste antes de usar: aplique um pouco no seu braço pra ver se não dá alergia. 

Para peles acneicas em geral, existem diversas opções de tratamentos, que variam conforme as peculiaridades de cada caso. Um artigo de 2017 confiável sobre pesquisas anteriores destaca várias opções, incluindo:

  • Retinóides
  • Niacinamida tópica
  • Certos tipos de anticoncepcionais hormonais

Como fazer esfoliação caseira [Vídeo]


ESFOLIAÇÃO CASEIRA: Como fazer? ||Como esfoliar o rosto, boca e corpo

Você sabe como fazer uma esfoliação caseira e quais produtos usar? A Dra. Aline Erthal, dermatologista da Omens vem te explicar tudo que você precisa saber sobre esfoliação, inclusive os produtos que devem ser usados nas esfoliações corporais, faciais e capilar. Todo homem deve cuidar de si mesmo, e uma boa rotina de cuidados com a pele é um grande passo! Então que tal experimentar a esfoliação? Nos conte a sua experiência nos comentários!

Adolescente x Adulto: faz diferença?


Não é segredo que esperamos que os adolescentes tenham problemas com acne. Não tem jeito, as mudanças hormonais na puberdade são como um furacão na pele.

Os andrógenos aumentam na puberdade (testosterona no caso dos homens) e fazem as glândulas sebáceas da pele trabalharem mais, produzindo mais óleo que o normal. Se esse óleo encontrar poros dilatados, aí já viu: cravos e espinhas te esperam!

Porém, sim, ela também existe para adultos! E as causas ainda não são totalmente claras, mas a genética parece ter um papel importante. Se seus pais sofreram com acne na fase adulta, as chances de você também passar por isso aumentam.

Na fase adulta, a produção hormonal se estabiliza, mas as mulheres ainda podem ter surtos de acne por causa das flutuações hormonais durante a gravidez, menstruação e até mesmo na menopausa. Homens também podem sofrer com acne na vida adulta, mas as causas geralmente são outras.

Homens cujos pais tiveram acne grave têm mais chances de também desenvolverem. Alguns medicamentos, como o lítio, usado no tratamento do transtorno bipolar, e os corticosteróides como a prednisona, também podem desencadear acne.

Na adolescência, as espinhas costumam aparecer nas bochechas e na testa. Já na fase adulta, elas geralmente se concentram no queixo e ao redor da boca.

Existem algumas distinções e semelhanças entre a acne adolescente e a acne adulta, apesar do fato de que a acne pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade. Aqui estão algumas diferenças entre elas:

Na adolescência

  • Culpa dos hormônios: a puberdade é uma época de mudanças  no corpo, e a acne é uma delas. Os hormônios ficam doidos e detonam com a sua pele.
  • Zona T em perigo: Testa, nariz e queixo são os alvos preferidos da acne nessa fase. Cravos, espinhas e bolinhas brancas são os inimigos a serem combatidos.
  • Tratamento: Tem várias opções pra tratamento, desde cremes e loções até antibióticos e pílulas.

Na vida adulta

  • Mais do que hormônios: a acne adulta pode ter várias causas, como estresse, menstruação, gravidez, menopausa e até alguns medicamentos.
  • Invasão territorial: a acne adulta não se limita à zona T. Ela pode aparecer em outras áreas, como bochechas, queixo, pescoço e até no corpo.
  • Tratamento: o tratamento é parecido com o da acne adolescente, mas pode ser preciso usar produtos mais agressivos.
homem se olha no espelho e coloca a mão no nariz escondendo a acne

Como usar sabonete antiacne corretamente? Com que frequência?


Em geral, o sabonete anti-acne escolhido deve ser usado de manhã e à noite no rosto. Isso muitas vezes é esquecido, mas a pele produz sebo  o tempo todo, até mesmo à noite! 

Outras áreas afetadas? Costas, peito, ombros… Sem problema! Uma aplicação diária no banho já resolve. Nada de exagerar, use apenas a quantidade necessária para fazer espuma. Mais não significa melhor, e pode até irritar a pele. 

Enxágue completamente até o sabonete anti-acne sair e seque delicadamente a pele com uma toalha macia. Esfregar a pele pode irritar e esfregar não fará com que elas desapareçam mais rapidamente!

Pele acneica não é pele suja

Sabe aquela história de que ter acne significa que você não lava o rosto direito? Mentira! Na verdade, o problema está nas células da sua pele que não descamam como deveriam, deixando você mais vulnerável a uma bactéria chata chamada Propionibacterium acnes (a gente chama de P. acnes para abreviar).

E tem mais: os hormônios também  contribuem para o surgimento das espinhas.

Mas calma, que nem tudo está perdido! Lavar o rosto duas vezes por dia com um sabonete antiacne suave ajuda a remover a oleosidade e a sujeira, o que pode dar uma aliviada na acne.

Portanto cuidado com lavagens excessivas. Lavar o rosto é importante, mas exagerar na dose pode ser pior do que não fazer nada. Esfregar com força então, nem pensar! Você pode acabar removendo toda a oleosidade natural da sua pele, deixando-a seca, vermelha, descamando e irritada.

Pense na sua pele como um escudo, ela precisa de uma camada protetora chamada manto lipídico, composta por gordura. Essa camada é essencial para a saúde da sua pele. Lavar o rosto em excesso pode destruir essa proteção, deixando sua pele vulnerável.

E quando só a limpeza não for o suficiente? Apenas uma limpeza pode ajudar a evitar que seus poros fiquem obstruídos. Ainda assim, água e um sabonete líquido ou sabonete em barra anti-acne não podem não ser suficientes para resolver o problema.

Pense na sua limpeza duas vezes ao dia como um primeiro passo no tratamento da sua acne. O segundo passo deve ser o uso rotineiro de um produto de tratamento da acne.

Pele oleosa: o que DE FATO diminui a oleosidade do rosto? [Vídeo]


Pele Oleosa: O que faz DE FATO diminuir a oleosidade do rosto?

Existem efeitos colaterais?


Reações cutâneas como descamação, coceira, irritação e vermelhidão podem ser incômodas, principalmente no início do tratamento.

Em casos raros, pode ocorrer uma reação alérgica grave. Se você notar qualquer sintoma como erupção cutânea, coceira/inchaço (especialmente no rosto/língua/garganta), tontura grave ou dificuldade para respirar, procure ajuda médica imediatamente. Na verdade, muitas pessoas que usam este medicamento não apresentam efeitos colaterais graves.

Outros efeitos são: 

  • Se usado em excesso, pode ressecar a pele. Isso pode remover os óleos naturais da pele, deixando-a tensa, seca e desconfortável.
  • Sabonetes são frequentemente alcalinos, o que pode perturbar o equilíbrio natural do pH da pele. Isso pode resultar em um aumento de bactérias e outros agentes nocivos na pele, causando irritação, acne e outras consequências negativas. O ideal é procurar por um que tenha o mesmo nível de acidez da sua pele.
  • Também podem irritar a pele, especialmente aqueles com pele sensível ou alérgica. Isso pode causar vermelhidão, coceira e outros sintomas desagradáveis.

Produtos químicos agressivos

Alguns sabonetes em barra contêm produtos químicos agressivos que podem remover os óleos naturais da sua pele, deixando-a irritada, ressecada e com outros problemas. Por exemplo:

  • Sulfato de lauril de sódio (SLS) e sulfato de laurato de sódio (SLES): São espumantes que removem a sujeira e a oleosidade da pele, mas podem ser agressivos e ressecantes, além de irritar e remover os óleos naturais da pele.
  • Parabenos: São conservantes que impedem o crescimento de bactérias e fungos, mas podem irritar a pele e, em alguns países, foram proibidos devido a preocupações com a saúde.
  • Fragrâncias sintéticas: Perfumam os limpadores, mas podem ser irritantes e causar reações alérgicas em algumas pessoas.
  • Álcool: Resseca e irrita a pele, além de perturbar o equilíbrio natural de umidade, resultando em desidratação e outros problemas.

Opte por um sabonete anti-acne suave e livre de produtos químicos agressivos. Procure por produtos com ingredientes naturais e orgânicos que hidratem e nutram sua pele, como aloe vera, óleo de coco e manteiga de karité.

Uso de sabonetes antiacne por gestantes

A acne na gravidez é mais comum do que você imagina. Alguns ingredientes devem ser absolutamente evitados durante a gravidez, enquanto outros são considerados opções mais seguras.

Esqueça o retinol e o ácido salicílico por enquanto. Esses ingredientes, que são ótimos para combater a acne em outras fases da vida, podem ser prejudiciais durante a gravidez. Eles podem causar problemas para o desenvolvimento do bebê, então é melhor evitá-los.

Mas não se preocupe, existem outras opções! Existem sabonetes para acne mais suaves no mercado que são seguros para usar durante a gravidez. Procure por produtos que contenham ácido glicólico ou peróxido de benzoíla em baixos níveis. Esses ingredientes ajudam a remover as células mortas da pele e reduzir as bactérias, sem causar danos ao bebê.

Acne tem tratamento: e um médico sabe como te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um dermatologista ONLINE e comece com a medicação já!

Conclusão


A jornada para encontrar o sabonete antiacne ideal pode ser desafiadora, mas com o guia completo que você leu, você está mais bem equipado para fazer a escolha certa. Priorize ingredientes eficazes como ácido salicílico, peróxido de benzoíla e óleo da árvore do chá. Adapte sua escolha ao seu tipo de pele, optando por produtos suaves para pele seca, aqueles que removem oleosidade para pele oleosa e formulações sem fragrâncias para pele sensível.

Lembre-se de usar o sabonete com moderação, duas vezes ao dia, e hidratar a pele após a limpeza. Em casos mais graves ou se você estiver grávida, consulte um dermatologista para obter orientação personalizada. Com o cuidado e atenção certos, você encontrará o sabonete perfeito para combater a acne e conquistar uma pele limpa e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?