Foliculite na barba: causas, tratamento e prevenção

homem de terno possivelmente com foliculite na barba do pescoço
BLOG OMENS / Pele
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

2 de fevereiro 2023

A foliculite na barba é um problema muito comum e que causa bastante desconforto em homens de todo o Brasil. Mas essa condição dermatológica pode ser tratada! E, com o acompanhamento médico adequado, não é necessário lidar com as lesões dolorosas e incômodas que ela causa.

Entenda junto com a Omens como lidar com esse tipo de problema, qual o melhor tratamento para a foliculite na barba e o que fazer para diagnosticá-la corretamente:

O que é a foliculite na barba?


A foliculite é uma inflamação nos folículos do pelo. Ela pode acontecer em qualquer ponto do corpo, mas é bastante comum nos pelos do rosto, ou seja, na barba. Essa inflamação pode levar a coceiras, desconforto e vermelhidão no local. A foliculite pode estar presente em outros locais no corpo além do rosto, como o pescoço, tronco e até mesmo virilha e nádegas.

Muitos confundem a foliculite na barba com a pseudofoliculite, condição da qual falaremos mais a frente. Um olhar amador pode não entender as diferenças entre as duas e aplicar tratamentos errados. Por isso o diagnóstico preciso, feito por um médico dermatologista, é tão necessário para o diagnóstico.

Quais os sintomas da foliculite na barba?

Os sintomas de foliculite na barba podem incluir:

  • Coceira intensa na região;
  • Erupções vermelhas com ou sem pus;
  • Vermelhidão difusa na região da barba;

Causas


A foliculite na barba pode ser causada por infecções de bactérias, sendo mais comum a infecção por Staphylococcus aureus (S. aureus). É também possível que a infecção se dê por outros agentes além das bactérias, como os fungos e os vírus, por exemplo. 

O mais comum é que essas infecções ocorram na parte superior do folículo, na camada mais superficial da pele. A reinfecção após tratamento pode sugerir que existe uma colonização da bactéria na região nasal ou até mesmo em aparelhos de barbear ou de depilação utilizados.

O que tenho na barba: foliculite ou pseudofoliculite?


Essa é uma dúvida bastante comum, já que ambas as condições possuem sinais e sintomas parecidos. Assim como a foliculite, a pseudofoliculite também pode ser encontrada no pescoço e em outras regiões do corpo.

A foliculite, como já explicamos, é uma inflamação causada por agentes infecciosos e pode ocorrer até mesmo em pessoas que não fazem a barba.

Já a pseudofoliculite é uma reação inflamatória diretamente ligada à depilação. Ela acontece não por causa de uma infecção, mas porque o pelo se curva na hora de crescer e, na hora de sair pela pele, encontra dificuldade, causando lesões, coceira e irritação.

Duas condições bastante diferentes, correto? Porém, a aparência e sintomas que geram são praticamente os mesmos: vermelhidão, erupções no local de saída do pelo, coceira… Por isso, o olhar de um especialista é tão necessário.

Tratamento e como evitar


A foliculite é uma condição causada por agentes infecciosos que provocam a inflamação na pele. Por isso, a maioria dos tratamentos para a foliculite na barba será tópica, visando a aplicação direta de remédio no local acometido.

Apesar de não estar associada diretamente à depilação e ao ato de fazer a barba, esse hábito pode facilitar ou até mesmo perpetuar a infecção. Então, reduzir a frequência de se barbear, utilizar loções pré barba que facilitem o deslizamento da lâmina, sempre aplicar a lâmina no sentido de crescimento dos pelos, lavar o rosto com água morna antes de se barbear e trocar o aparelho depilatório com frequência são hábitos que diminuem a chance de desenvolver foliculite na barba.

O que passar

Sobre o tratamento, como a foliculite na barba é causada por agentes infecciosos, a utilização de antibióticos tópicos costuma ser necessária. Afinal, o tipo de infecção mais comum é a por bactérias.

Os cremes e pomadas utilizados precisam eliminar aquilo que provoca a foliculite, ou seja, seus agentes causadores. Assim, a escolha do princípio ativo vai depender do aspecto das lesões, que podem sugerir etiologia (origem) fúngica, bacteriana ou viral.

Além disso, no caso das foliculites bacterianas de repetição (quando há reinfecção), o tratamento com pomadas antibióticas se estende para as narinas, para se realizar a descolonização do local. Isso acontece, pois na região pode haver colonização do agente infeccioso, o que geraria a recorrência do quadro de foliculite. 

Caso a condição tenha se tornado crônica, o dermatologista pode recomendar algum tipo de corticoide tópico para o tratamento.

Existe algum tratamento caseiro para foliculite na barba?

A foliculite é uma infecção, portanto, a maneira mais eficaz de tratá-la é através de antibióticos tópicos (no caso das bacterianas, as mais comuns), que vão eliminar o agente causador das lesões. O que se pode fazer em casa, além disso, é tomar precauções para evitar a foliculite (aqueles cuidados de que falamos ali em cima).

Outros tratamentos caseiros como emplastos ou cremes de barreira não costumam surtir efeito e podem piorar o quadro inflamatório. Portanto, não deixe de procurar ajuda médica especializada.

Como tirar as manchas depois?


A foliculite raramente deixará cicatrizes e é provável que a maioria das manchas desapareçam com o tempo, principalmente se o tratamento começar o mais rápido e corretamente possível, com o acompanhamento de um dermatologista.

Mas para aqueles casos em que as lesões residuais ou manchas na pele persistem, pode-se indicar o uso de cremes clareadores, peelings ou lasers. Esses produtos e tratamentos são específicos para o tipo de lesão cicatricial que restou, portanto precisam de indicação do médico dermatologista.

Conclusão: como aliviar foliculite na barba


O primeiro passo para você que sofre com este problema é evitar com que ele aconteça, diminuindo a frequência com que faz a barba, utilizando produtos de qualidade, como loções pré barba que facilitem o deslizamento da lâmina, lavando o rosto com água morna antes de se barbear e garantindo que a lâmina esteja sempre limpa e aplicando-a no sentido de crescimento dos pelos.

Caso essas medidas não sejam suficientes e você ainda apresente lesões, procure um médico dermatologista para avaliar se você pode se beneficiar do uso de algum antibiótico (seja ele em creme ou até mesmo comprimido).

Fora nossas dicas acima, não existem remédios naturais ou sabonetes milagrosos para foliculite na barba.


Referências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?