Como usar minoxidil na barba

homem com a barba serrilhada mas relativamente cheia
BLOG OMENS / Pele
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

6 de julho 2023

O minoxidil é um medicamento utilizado não só para tratar a queda de cabelo, mas também falhas e a falta de crescimento dos pelos da barba. Com o tutorial de hoje, a Omens se certifica que você terá os melhores resultados na barba com o tratamento feito com minoxidil tópico.

Mas antes mesmo de começar as aplicações, é necessário lembrar que existe mais de uma causa para falhas na barba e para o não crescimento de pelos na região do rosto. Causas que nem sempre são tratáveis apenas com a aplicação do minoxidil. Por isso, é de extrema importância uma visita ao dermatologista. Com a avaliação de um profissional será possível determinar o melhor tratamento para o problema, além de informações cruciais como a dosagem de minoxidil manipulado, a frequência de aplicações e muito mais.

Agora, vamos ao tutorial de como aplicar corretamente o minoxidil na região da barba.

Passo 1: Limpe o rosto para a aplicação


Para aplicar minoxidil na barba corretamente é necessário estar com a pele limpa e seca. Só que para não irritar a pele, o primeiro cuidado a ser tomado é escolher o sabonete certo. Minoxidil é composto com substâncias que podem levar a irritação da pele quando aplicados em uma região muito sensível. Para que isso seja evitado, escolha um sabonete com pH balanceado. 

  • Lave a região com cuidado e não esfregue com força. 
  • Não aplique minoxidil se a pele estiver ferida ou muito sensibilizada.
  • Lave também as mãos antes da aplicação de minoxidil na barba.
  • Seque o rosto com delicadeza e passe para o próximo passo.

Passo 2: Aplicando minoxidil na barba


Aplique minoxidil na região da barba, onde se deseja que cresçam pelos.E quantas vezes ao dia deve-se aplicar o minoxidil? A aplicação não deve passar de duas vezes ao dia, mas para saber exatamente a frequência de aplicações, é necessário consultar um dermatologista. Existem diversos tipos de minoxidil, com dosagens diferentes. Acompanhe abaixo como aplicá-lo em cada caso.

  • Se você utilizar uma solução de minoxidil líquida, ela provavelmente virá com um conta-gotas. Pegue com o conta gotas a quantidade recomendada pelo dermatologista e aplique na região da barba;
  • Se você utilizar minoxidil em gel, aplique uma pequena quantidade com a ponta dos dedos, começando do centro da área para os lados;
  • Se você utiliza minoxidil spray de espuma, aplique uma mão de espuma na área da barba e espalhe com as mãos;
  • Lave as mãos após qualquer tipo de aplicação do minoxidil na barba.

Depois de aplicado, deixe agir por pelo menos 4 horas no rosto. 

Passo 3: Lavando o rosto após a aplicação de minoxidil na barba


O minoxidil pode ser lavado do rosto para que não provoque o ressecamento da pele. Mas isso só pode ser feito após 4 horas de descanso na pele, para garantir que o produto foi absorvido e já entrou em ação. Lembre-se de lavar o rosto com sabonete com pH balanceado, para não irritar ou ressecar ainda mais a pele.

Caso escolha por dormir com o minoxidil na região da barba, lembre-se de esperar pelo menos 1 hora antes de deitar e lavar o rosto ao acordar.

Passo 4: Cuidando da pele após a aplicação de minoxidil na barba


Ao utilizar minoxidil para crescer a barba alguns cuidados devem ser tomados para que efeitos colaterais não ocorram.

  • Sempre lave as mãos antes e depois da aplicação do minoxidil na barba;
  • Evite a região dos olhos; 
  • Não toque com as mãos sujas de minoxidil em outras partes do corpo;
  • Caso o produto entre em contato com outras regiões do corpo, lave imediatamente com sabonete pH neutro;
  • Você pode tratar a sua pele com hidratantes e outros cremes após a aplicação do produto ou depois de lavá-lo com água e sabonete;
  • Evite molhar ou lavar o rosto antes das 4 horas de descanso.

Conclusão


A aplicação do minoxidil na barba é um processo rápido. Não leva mais do que alguns minutos para aplicar e espalhar o produto na região do rosto. Mas é necessário deixá-lo agir por pelo menos 4 horas antes de lavar a pele. 

Os resultados com minoxidil na barba podem variar de caso para caso. É possível notar alguma diferença nos primeiros 3-6 meses de aplicação. O preço de minoxidil pode variar de acordo com a sua concentração e o formato do produto. Os preços estão na faixa dos R$ 30 até R$ 80.

Para as pessoas transmasculinas e não-binárias, uma nova comunidade

Um espaço inclusivo de trocas sinceras e importantes no DISCORD:

Faça parte do OmensT+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?