Como remover minhas espinhas rapidamente?

homem sorrindo com poucas espinhas no rosto
BLOG OMENS / Pele
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

25 de julho 2023

Espinhas são um problema comum e que incomoda uma grande parte da população. Para sermos mais exatos, 56% da população brasileira sofre com a acne. A maioria busca se livrar delas o mais rapidamente possível, seja por fins estéticos ou por causarem algum nível de desconforto físico. 

Hoje, a Omens apresenta alguns métodos de como lidar com o problema o mais rapidamente possível.

Introdução


Quando o problema é recorrente ou se estende para grande áreas do rosto ou do corpo, como as costas, por exemplo, a tarefa pode não ser tão fácil.

Sozinha, a espinha demora por volta de uma semana para desaparecer completamente, caso não seja manipulada e não haja outras complicações. Para adiantar esse processo e para evitar que novas espinhas surjam, mudar alguns hábitos e passar por uma consulta dermatológica podem ajudar.

Então vamos lá:

Antes de qualquer método, entenda o porquê

O primeiro passo para qualquer tipo de tratamento é entender as causas das espinhas. E elas podem ser muitas. Algumas causas comuns da acne são:

  • oscilações hormonais;
  • infecções causadas por bactérias;
  • aumento da oleosidade;
  • uso de corticosteroides
  • uso de cosméticos que favorecem o aparecimento de espinhas;
  • estresse;
  • consumo excessivo de derivados do leite.

Além disso, existem outros problemas que podem ser confundidos com a acne. Nem sempre um olhar leigo poderá distinguir a acne de outros problemas de pele. Por exemplo, se você procura retirar espinhas do bumbum, o tratamento pode não ser o mesmo que o para as espinhas do rosto, já que geralmente as espinhas nesse local não se tratam de acne, mas de foliculite, um problema inteiramente diferente.

Por isso é recomendado que você procure um dermatologista antes de tomar qualquer decisão.

Acne tem tratamento: e um médico sabe como te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um dermatologista ONLINE e comece com a medicação já!

Passo 1: Comece com uma consulta com o dermatologista


A consulta com um dermatologista pode não só te indicar a causa das espinhas, mas também se você tem acne ou não. Além disso, o tratamento mais adequado e com maior chance de sucesso é aquele com medicamentos e produtos prescritos por um médico. Por isso, nosso primeiro passo é marcar uma consulta e identificar o seu problema.

  • Na primeira consulta com um dermatologista, vá sem maquiagem ou cremes faciais, apenas com o seu rosto limpo, para que o profissional possa avaliar sua pele;
  • Caso seja necessário, o dermatologista pode pedir algum exame para entender melhor seu histórico médico. 
  • Não deixe de comunicar ao médico eventuais problemas de saúde, se você faz uso de suplementos, vitaminas ou medicamentos.

Passo 2: Mudança de hábitos


Apesar de a associação entre alimentação e o surgimento de acne ser controversa nos estudos científicos, alguns outros hábitos podem influenciar no aparecimento delas e em uma maior dificuldade para que elas desapareçam. Por isso, para remover as espinhas rapidamente da testa e do rosto, o ideal é que se tome cuidado com certos hábitos.

  • Utilize cosméticos adequados para sua pele: algumas maquiagens utilizam produtos que favorecem o aparecimento de espinhas, leia sempre o rótulo dos produtos que você utiliza na pele;
  • Cuidado ao lavar a pele: apesar do excesso de oleosidade poder causar espinhas, lavar em excesso e principalmente com sabão errado a pele pode acabar piorando a situação.
  • Gerenciando o estresse: é interessante que além de todas essas mudanças, você procure uma forma de gerenciar o estresse diário. Existem vários métodos para isso: ioga, meditação, a prática de exercícios físicos, terapia…
  • Evitando ingerir derivados do leite em excesso; alguns derivados do leite podem aumentar o aparecimento das espinhas na pele.

pote de creme noturno contra acne da Omens

Trate suas espinhas com um potente Creme Noturno

Iniciar Tratamento Já

Novos ativos que promovem assepsia e hidratação
Eficaz contra a acne, contra o envelhecimento da pele e a hiperpigmentação

Passo 3: Utilizando produtos naturais


É possível utilizar também produtos naturais para ajudar na cicatrização e no desaparecimento da acne. O principal problema na utilização desse tipo de tratamento é que ele pode variar de acordo com o uso. Até mesmo porque a quantidade dos materiais utilizados nas receitas caseiras varia. É por isso que os tratamentos prescritos por um dermatologista têm mais chance de sucesso.

  • Os probióticos ajudam a fortalecer as barreiras naturais da pele contra bactérias que provocam a acne;
  • Outros produtos naturais, como vinagre de maçã, mel e canela, óleo de Melaleuca (Árvore do chá), chá verde e aloe vera, têm resultados interessantes sendo testados em diversas pesquisas. 

Mas cuidado! É importante sempre discutir a utilização desses produtos com o dermatologista antes de aplicá-los. Os resultados podem variar de acordo com quem os utiliza e, em alguns casos, podem até mesmo piorar a situação e não tirar as espinhas do rosto, como se pretende.

O que NÃO fazer para acabar com as espinhas rapidamente?


  • NÃO utilize ácidos, peelings ou outros cosméticos que agridem a pele sem a ajuda de um profissional ou sem uma prescrição dermatológica;
  • NÃO utilize medicamentos ou pomadas sem a indicação de um médico;
  • NÃO esprema as espinhas: espremer a espinha pode causar uma inflamação maior, machucar a pele e atrasar a cicatrização.

Conclusão


As espinhas são um problema comum e difícil de lidar. Mas seguindo nossos tutoriais e contando com ajuda médica especializada, em pouco tempo você notará a diferença na pele. Só não se esqueça que a ajuda profissional sempre gera resultados mais rapidamente do que testar mil e uma fórmulas de internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?