[DICAS] Como manter uma pele jovem por mais tempo? Rotina de cuidados

mulher passando creme para manter a pele mais jovem
BLOG OMENS / Pele
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

18 de março 2024

Você deseja ter uma pele suave, hidratada, saudável e com uma aparência rejuvenescida e radiante? Pois saiba que há como manter uma pele jovem por mais tempo a partir da adoção de práticas simples e efetivas no seu dia a dia.

Neste artigo, vamos explorar a importância da hidratação para a pele e compartilhar dicas de hábitos para manter a pele jovem que você pode implementar na sua rotina de cuidados diários.

Confira!

Como manter uma pele jovem por mais tempo?


Os cuidados diários para uma pele jovem e sem rugas por mais tempo incluem:

  1. Faça uso de hidratantes para a pele
  2. Mantenha o seu corpo hidratado
  3. Higienize a pele adequadamente
  4. Aplique protetor solar diariamente
  5. Nunca durma de maquiagem no rosto
  6. Evite tomar banho com água muito quente
  7. Adote hábitos alimentares saudável
  8. Evite o uso de cigarros
  9. Preserve a qualidade do sono
  10. Pratique exercícios regularmente

Envelhecer é um processo natural e inevitável. Quanto antes “fizermos as pazes” com esse fato, conseguiremos viver melhor com a gente mesmo. No entanto, isso não significa que devemos negligenciar bons hábitos para manter a pele jovem e saudável. 

Sem perder isso de vista, entenda abaixo quais práticas simples e efetivas você pode adotar no dia a dia.

1 – Faça uso de hidratantes para a pele

A importância da hidratação para pele é que ela ajuda a devolver às células a umidade perdida. Quando a pele está devidamente hidratada, ela fica mais elástica, suave e com uma aparência mais jovial.

Por isso, aplique um hidratante facial adequado ao seu tipo de pele todos os dias.

2 – Mantenha o seu corpo hidratado

A hidratação também deve ocorrer de dentro para fora. Então, além de utilizar bons cremes hidratantes, você deve hidratar o corpo ingerindo bastante água durante o dia – de 2 a 3 litros diariamente.

3 – Higienize a pele adequadamente

Uma pele limpa é fundamental para manter o aspecto jovial. Lave bem o rosto com sabonetes específicos, pois essa região é diferente do restante do corpo. Semanalmente, faça uma limpeza mais profunda com o uso de esfoliantes suaves.

Porém, tome cuidado para não “lavar demais” a pele. Isso pode estimular a produção de sebo, favorecendo a formação de acne.

4 – Aplique protetor solar diariamente

A proteção solar diária é indispensável para combater o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios UVA e UVB. Com o FPS adequado para o seu tipo de pele, é possível prevenir manchas, rugas e até mesmo o câncer de pele.

5 – Nunca durma de maquiagem no rosto

Antes de dormir, é imprescindível que você remova corretamente toda a sua maquiagem e faça a limpeza adequada da pele. A maquiagem pode causar o ressecamento da pele e obstruir os poros.

Portanto, use um demaquilante e, em seguida, higienize com o seu sabonete de rosto.

6 – Evite tomar banho com água muito quente

A água quente estimula a oleosidade da pele e ainda pode causar irritabilidade e inflamação. Por isso, ela deve ser evitada durante o banho. Prefira água morna ou até mesmo fria, principalmente quando for fazer a sua rotina de skincare.

7 – Adote hábitos alimentares saudáveis

A alimentação também exerce influência direta na saúde da pele. Inclua na sua dieta alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Estes últimos atuam no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Além disso, evite alimentos com potencial inflamatório, como gorduras saturadas, ultraprocessados e ricos em açúcares.

8 – Evite o uso de cigarros

Os malefícios da nicotina para a pele são inúmeros. Essa substância presente nos cigarros contribui para:

  • envelhecimento precoce,
  • diminuição na produção de colágeno e elastina,
  • surgimento de rugas e linhas de expressão,
  • redução da oxigenação nos tecidos cutâneos,
  • danos nos vasos sanguíneos,
  • agravamento de condições de pele pré-existentes.

9 – Preserve a qualidade do sono

Uma boa qualidade do sono tem efeito reparador sobre a pele. Durante o sono ocorre a renovação celular e a produção de colágeno, o que ajuda a prevenir a formação de rugas e linhas finas, melhorando a aparência geral da pele.

Portanto, procure dormir de 7 a 8 horas todos os dias de forma ininterrupta.

10 – Pratique exercícios regularmente

A prática de atividades físicas regulares é muito importante para melhorar o fluxo sanguíneo e irrigar os tecidos da pele, dando mais cor e vivacidade.

Com a maior oxigenação, é possível levar mais nutrientes para as células da pele. Além disso, os exercícios ajudam a reduzir o estresse.

Bom, o que achou desta lista com dicas de como manter uma pele jovem por mais tempo? Quais dessas boas práticas  já fazem parte da sua rotina de cuidados? Conta pra gente nos comentários!

Vale a pena ressaltar que os cuidados diários para uma pele jovem e sem rugas que você conferiu aqui não substituem as orientações de um profissional especializado.

O ideal é que você consulte um médico dermatologista para que ele possa avaliar o seu tipo de pele e prescrever os produtos mais adequados para as suas necessidades e objetivos, tá bom?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?