Qual o melhor remédio para acabar com a caspa?

rio de janeiro nevando na praia como se fossem flocos de caspa
Picture of Escrito por
Escrito por

Seth Zanette

Última atualização

29 de setembro de 2025

A caspa ou dermatite seborreica é uma descamação excessiva do couro cabeludo, pode ser um problema desagradável e que causa, além do desconforto físico, muita vergonha. Principalmente por que muitas pessoas associam o problema com a falta de higiene. Felizmente, existem vários tratamentos disponíveis para combater a caspa, intensa ou não, incluindo remédios tópicos e orais.

Hoje, vamos falar sobre os diferentes tratamentos médicos para a questão. Então, vem com a gente descobrir mais no artigo da Omens:

Os diferentes tipos de caspa: tratamentos


Temos visto bastante na internet uma classificação entre os tipos de caspa: seca, oleosa e relacionada a fungos, por exemplo. Entretanto, tecnicamente, essa classificação não existe!

O que acontece é que a caspa pode ter diferentes graus de inflamação e se manifestar de diferentes formas. Além disso, em relação aos fungos, eles costumam estar presentes em todas as manifestações.

Enfim, dito isso, vamos tentar entender o que essa divisão nos mostra:

Caspa seca: o que é e como tratar?

A caspa seca é a apresentação mais leve de todas, caracterizada por uma descamação fina do couro cabeludo, muitas vezes acompanhada de coceira. Não ocorrem outros sinais inflamatórios e ela pode até passar despercebida por alguns pacientes. No geral, um shampoo próprio para a dermatite seborreica é suficiente para tratar.

Caspa oleosa

Já a caspa oleosa reflete um grau mais intenso de inflamação, ou seja, uma dermatite seborreica mais grave.  Ela se apresenta com uma descamação mais espessa, que fica grudada ao couro cabeludo. Pode haver acúmulo de oleosidade local, vermelhidão e coceira. Além disso, os flocos são maiores e a coloração da caspa pode ser mais amarelada do que branca.

Aqui, utilizamos shampoos associados a medicamentos tópicos, contendo antifúngicos, ácido salicílico ou corticoesteroides.

Caspa & fungos

Existem dois tipos principais de fungos que estão associados à dermatite seborreica: Malassezia e Pityrosporum. Eles podem estar presentes em uma pele normal, mas estão em maior quantidade na pele com caspa. 

Os fungos estão presentes em todas as manifestações de dermatite seborreica, seja em maior ou menor intensidade. Por isso, o cetoconazol é um ativo muito frequente nos shampoos e loções anti caspa que vemos no mercado. 

Tratamentos para caspa capilar


A caspa no cabelo é a que mais ouvimos falar. Como vimos, podem existir diferentes gatilhos e com eles diferentes remédios, mas quando a caspa acontece na cabeça, geralmente o tratamento escolhido vem em formato tópico. Shampoos, condicionadores e até mesmo loções podem conter os princípios ativos necessários para lidar com a questão.

Além disso, é importante lembrar que a caspa no cabelo pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo ressecamento, produtos capilares inadequados e falta de cuidados adequados. Vale sempre a pena refletirmos sobre nossos hábitos diários e quais deles podem estar levando a uma descamação do couro cabeludo.

Caspa na barba: tratamentos


Sim, quem tem barba também pode sofrer com a caspa na área do rosto. A caspa na barba pode ser desconfortável e prejudicar a aparência facial. Ela tem as mesmas causas e os mesmos desencadeantes da caspa no couro cabeludo. 

Para tratar esse tipo de dermatite seborreica, é importante lavar os pelos do rosto regularmente com shampoos suaves e específicos para a região. Além disso, é recomendado evitar o uso de produtos capilares pesados e manter a pele sempre bem hidratada. Caso a descamação seja mais intensa, outros medicamentos podem ser necessários.

Tratamento oral ou tópico?


Apesar de existirem opções de tratamento oral e tópico disponíveis, para lidar com casos de caspa leves ou moderados em geral, se prefere o tratamento tópico. No entanto, em casos mais graves ou persistentes, um médico pode recomendar um tratamento oral para combater a condição.

Ou seja, a escolha entre tratamento com comprimido ou tópico depende da gravidade da caspa, do seu histórico médico e da avaliação feita por um dermatologista. 

Existe remédio caseiro para caspa?


Embora alguns remédios caseiros possam ajudar a aliviar os sintomas da caspa, é importante lembrar que nem todos os remédios caseiros são eficazes e seguros. Além disso, as proporções dos ingredientes podem variar de receita para receita, sendo muito difícil controlar os resultados após aplicação. Alguns remédios populares incluem a aplicação de vinagre de maçã, óleo de coco, chá de camomila e suco de limão no couro cabeludo. No entanto, é recomendado ter cautela ao experimentar um remédio natural e caseiro e sempre consultar um profissional de saúde antes de usá-los.

Conclusão


A escolha do melhor remédio para acabar com a caspa depende do tipo de caspa, da gravidade da condição e das preferências do paciente. Se os sintomas persistirem ou piorarem, é sempre recomendado buscar orientação médica para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado. Com os tratamentos adequados, é possível controlar a caspa e manter um couro cabeludo saudável e livre de descamação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *