Espinhas são um problema comum e que incomoda uma grande parte da população. Para sermos mais exatos, 56% da população brasileira sofre com a acne. A maioria busca se livrar delas o mais rapidamente possível, seja por fins estéticos ou por causarem algum nível de desconforto físico.
Hoje, a Omens apresenta alguns métodos de como lidar com o problema o mais rapidamente possível.
Índice
Introdução
Quando o problema é recorrente ou se estende para grande áreas do rosto ou do corpo, como as costas, por exemplo, a tarefa pode não ser tão fácil.
Sozinha, a espinha demora por volta de uma semana para desaparecer completamente, caso não seja manipulada e não haja outras complicações. Para adiantar esse processo e para evitar que novas espinhas surjam, mudar alguns hábitos e passar por uma consulta dermatológica podem ajudar.
Então vamos lá:
Antes de qualquer método, entenda o porquê
O primeiro passo para qualquer tipo de tratamento é entender as causas das espinhas. E elas podem ser muitas. Algumas causas comuns da acne são:
- oscilações hormonais;
- infecções causadas por bactérias;
- aumento da oleosidade;
- uso de corticosteroides
- uso de cosméticos que favorecem o aparecimento de espinhas;
- estresse;
- consumo excessivo de derivados do leite.
Além disso, existem outros problemas que podem ser confundidos com a acne. Nem sempre um olhar leigo poderá distinguir a acne de outros problemas de pele. Por exemplo, se você procura retirar espinhas do bumbum, o tratamento pode não ser o mesmo que o para as espinhas do rosto, já que geralmente as espinhas nesse local não se tratam de acne, mas de foliculite, um problema inteiramente diferente.
Por isso é recomendado que você procure um dermatologista antes de tomar qualquer decisão.
Acne tem tratamento: e um médico sabe como te ajudar
Marcar Teleconsulta AgoraConsulte um dermatologista ONLINE e comece com a medicação já!
Passo 1: Comece com uma consulta com o dermatologista
A consulta com um dermatologista pode não só te indicar a causa das espinhas, mas também se você tem acne ou não. Além disso, o tratamento mais adequado e com maior chance de sucesso é aquele com medicamentos e produtos prescritos por um médico. Por isso, nosso primeiro passo é marcar uma consulta e identificar o seu problema.
- Na primeira consulta com um dermatologista, vá sem maquiagem ou cremes faciais, apenas com o seu rosto limpo, para que o profissional possa avaliar sua pele;
- Caso seja necessário, o dermatologista pode pedir algum exame para entender melhor seu histórico médico.
- Não deixe de comunicar ao médico eventuais problemas de saúde, se você faz uso de suplementos, vitaminas ou medicamentos.
Passo 2: Mudança de hábitos
Apesar de a associação entre alimentação e o surgimento de acne ser controversa nos estudos científicos, alguns outros hábitos podem influenciar no aparecimento delas e em uma maior dificuldade para que elas desapareçam. Por isso, para remover as espinhas rapidamente da testa e do rosto, o ideal é que se tome cuidado com certos hábitos.
- Utilize cosméticos adequados para sua pele: algumas maquiagens utilizam produtos que favorecem o aparecimento de espinhas, leia sempre o rótulo dos produtos que você utiliza na pele;
- Cuidado ao lavar a pele: apesar do excesso de oleosidade poder causar espinhas, lavar em excesso e principalmente com sabão errado a pele pode acabar piorando a situação.
- Gerenciando o estresse: é interessante que além de todas essas mudanças, você procure uma forma de gerenciar o estresse diário. Existem vários métodos para isso: ioga, meditação, a prática de exercícios físicos, terapia…
- Evitando ingerir derivados do leite em excesso; alguns derivados do leite podem aumentar o aparecimento das espinhas na pele.
Trate suas espinhas com um potente Creme Noturno
Ativos que promovem assepsia e hidratação, eficácia contra a acne, contra o envelhecimento da pele e a hiperpigmentação
ComprarPasso 3: Utilizando produtos naturais
É possível utilizar também produtos naturais para ajudar na cicatrização e no desaparecimento da acne. O principal problema na utilização desse tipo de tratamento é que ele pode variar de acordo com o uso. Até mesmo porque a quantidade dos materiais utilizados nas receitas caseiras varia. É por isso que os tratamentos prescritos por um dermatologista têm mais chance de sucesso.
- Os probióticos ajudam a fortalecer as barreiras naturais da pele contra bactérias que provocam a acne;
- Outros produtos naturais, como vinagre de maçã, mel e canela, óleo de Melaleuca (Árvore do chá), chá verde e aloe vera, têm resultados interessantes sendo testados em diversas pesquisas.
Mas cuidado! É importante sempre discutir a utilização desses produtos com o dermatologista antes de aplicá-los. Os resultados podem variar de acordo com quem os utiliza e, em alguns casos, podem até mesmo piorar a situação e não tirar as espinhas do rosto, como se pretende.
O que NÃO fazer para acabar com as espinhas rapidamente?
- NÃO utilize ácidos, peelings ou outros cosméticos que agridem a pele sem a ajuda de um profissional ou sem uma prescrição dermatológica;
- NÃO utilize medicamentos ou pomadas sem a indicação de um médico;
- NÃO esprema as espinhas: espremer a espinha pode causar uma inflamação maior, machucar a pele e atrasar a cicatrização.
Conclusão
As espinhas são um problema comum e difícil de lidar. Mas seguindo nossos tutoriais e contando com ajuda médica especializada, em pouco tempo você notará a diferença na pele. Só não se esqueça que a ajuda profissional sempre gera resultados mais rapidamente do que testar mil e uma fórmulas de internet.