Sono

Mais artigos sobre
⇩ sono ⇩

Já passou uma noite inteira se revirando na cama, sem sono? Se sua resposta tiver sido afirmativa, certamente sabe que ...
Leia Mais
A equipe da Omens preparou este artigo para explicar a você tudo (ou quase tudo) sobre o hormônio melatonina. Vamos ...
Leia Mais
Inúmeras pessoas têm problemas para dormir, enquanto outras até adormecem, porém acordam várias vezes durante a noite... Acontece que, quando ...
Leia Mais
Você acredita que dorme suficientemente bem? Se sente revigorado na manhã seguinte ou suas pálpebras carregam o peso do seu ...
Leia Mais
Cada noite você faz um passeio de montanha-russa pelas diferentes fases do sono: embora você não saiba o que acontece ...
Leia Mais
O sono é importante por muitas razões. Mas o que você pode não saber é que o sono afeta vários ...
Leia Mais
Você costuma sentir bocejos em excesso durante o dia? As pálpebras parecem carregar o peso da sua rotina diária? Você ...
Leia Mais
A narcolepsia é um distúrbio do sono muitas vezes mal compreendido. Ela é caracterizada por sonolência diurna severa e persistente ...
Leia Mais
Em geral, pensamos que estar dormindo ou acordado são pontos claramente definidos e distintos. No entanto, condições como a paralisia ...
Leia Mais
Do nada você acorda, mas não consegue se mexer: pode ser uma experiência assustadora caso você não saiba o que ...
Leia Mais
Boas noites de sono são extremamente importantes, já que dormir nos ajuda a nos sentirmos bem e faz o corpo ...
Leia Mais
Ter o sono leve pode dificultar uma boa noite de descanso, visto que a pessoa acaba acordando com frequência e ...
Leia Mais
Se o sono já é benéfico para o corpo, a fase conhecida como sono profundo é ainda mais importante. Essa ...
Leia Mais

Tudo o que você precisa saber sobre dormir bem

Nosso objetivo com essa página é apresentar um guia do sono e seus variados problemas. É um pequeno manual dirigido a todos, tanto para fornecer a você informações úteis como para trazer solução mais práticas para as suas noites.

Dormir é uma parte importante da nossa rotina diária: passamos cerca de um terço do nosso tempo fazendo isso! Um sono de qualidade (e de duração suficiente, nos momentos certos) é tão essencial para a sobrevivência quanto comida e água. Sem dormir, ninguém consegue formar ou manter as ligações que ocorrem no cérebro que nos permitem aprender coisas novas e criar memórias. Além disso, fica mais difícil se concentrar e reagir com rapidez.

Certamente o sono é importante para uma série de funções cerebrais, incluindo a comunicação entre as células nervosas (os neurônios). Mesmo porque nosso cérebro e nosso corpo permanecem consideravelmente ativos enquanto dormimos. Inclusive, descobertas recentes sugerem que o sono desempenha a importante função de remover toxinas do cérebro que se acumulam enquanto estamos acordados.

O sono afeta quase todos os tipos de tecidos e sistemas do corpo: do cérebro, coração e pulmões ao metabolismo, a função imunológica, o humor e a resistência a doenças.

Pesquisas mostram que dormir pouco ou ter sonos de má qualidade aumenta o risco de problemas como pressão alta, doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e obesidade.

Informações confiáveis: as soluções apresentadas pela ciência do sono

Ciências como a medicina (incluindo as áreas de neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia e psiquiatria), a bioquímica e a psicologia, dão respostas para problemas comuns e raros relacionados ao sono.

As pessoas que estão passando por dificuldade em relação ao sono possuem muitas dúvidas, como, por exemplo: perguntas relacionadas à paralisia, apneia, hormônios, espasmos, sono em excesso, sono polifásico, as fases REM e NREM, como regular os ciclos, qual médico procurar, etc.

É por isso que achamos importante analisar essas questões, pois infelizmente ainda encontramos muitas mentiras na internet.

Em primeiro lugar, é essencial lembrar que certos comportamentos e um estilo de vida saudável vai provocar mais impacto na sua qualidade de vida do que qualquer método alternativo disponível por aí (aqueles que encontramos prometendo “acabar com o seu problema de vez” ou até sugerindo privação de sono!) 

Aliás, toda a plataforma da Omens e o nosso blog se baseia no fato de que não há métodos milagrosos ou produtos mágicos. Para cada dificuldade, há uma resposta científica – ou um acompanhamento médico, tratamentos ou medicamentos, se necessário.

E acima de tudo: a avaliação médica é indispensável antes de se fazer uso de remédios.

Por isso, trazemos aqui artigos que são o resultado de pesquisas feitas por profissionais qualificados e de diversas áreas. Estudamos as ciências que dialogam entre si a fim de encontrar soluções para os diferentes distúrbios do sono.

Distúrbios do sono: consulta médica online

Existem soluções médicas reconhecidas, respostas científicas e tratamentos eficazes – nada milagroso. Alguns problemas se tratam com mais facilidade; outros exigem um trabalho psicológico recorrente ou um tratamento de longo prazo.

Assim, através da nossa plataforma, queremos mostrar a você que agora existem maneiras simples de consultar profissionais da saúde através do ambiente online.

Você também encontrará em nosso blog os diferentes medicamentos e tratamentos que funcionam atualmente, bem como propostas reais e concretas para te ajudar a ter boas noites de sono com exercícios, hábitos de vida saudáveis e produtos de eficácia cientificamente comprovada.

Esperamos levar a você as melhores respostas e orientações possíveis e, quando necessário, os tratamentos mais apropriados para você.

A equipe da Omens.